Formulário de Consulta

CÓDIGO SENHA

TURISMO APONTA UMA AGENDA COMPETITIVA E POSITIVA PARA A REGIÃO DE ARAÇATUBA

04/01/2021

Uma nova realidade está sendo confirmada para o turismo regional após uma pesquisa realizada pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo através da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo durante o Campeonato Brasileiro de Kart que aconteceu o mês de dezembro de 2020, seguindo todos os protocolos sanitários no Speed Park Kartódromo Internacional de Birigui.

Além do espaço do Speed Park, os investimentos que estão sendo implantados nos municípios da região e os empreendimentos já instalados apresentam uma agenda positiva importante de crescimento econômico para 2021 com geração de muitos empregos pelo aquecimento das atividades do comércio e serviços que são demandados com o fluxo de pessoas e turistas atraídos pelo calendário de eventos desses eventos e equipamentos turísticos.

“O evento do Campeonato Brasileiro de Kart realizado no m a i o r e m a i s moderno kartódromo do Brasil localizado em Birigui, deu amostras de um superaquecimento dos negócios do turismo que está por vir para a região viabilizando investimentos em novos complexos de centros comerciais, hospedagens, transportes, gastronomia e principalmente uma valorização dos recursos naturais possibilitando uma maior atração turística nos padrões da sustentabilidade ambiental. O grande desafio é o da preparação regional para a exploração das oportunidades e potencialidades”, reflete Carlos Farias, ex-secretário de governo de Birigui.

“A nossa intenção é propor uma estratégia de crescimento do turismo integrado para o Noroeste Paulista, unindo forças e compondo os empreendimentos desta atividade instalados de Lins até Andradina e em toda a abrangência do Rio Tietê na região. Dessa forma poderemos adensar a cadeia produtiva do turismo regional e nos estruturarmos tornando mais competitivos e promovendo a integração das atrações diversas de competição, recreativas, naturais, históricas e de lazer”, afirma Ricardo Gracia, presidente do Speed Park.

A pesquisa realizada pelo Centro de Inteligência com o suporte da ACIB (Associação Comercial e Industrial de Birigui) durante os períodos de 15/12 a 30/12 constou pesquisa de público e pesquisa de estabelecimentos comerciais e de serviços de Birigui e Araçatuba justamente para avaliar o impacto do evento do Campeonato Brasileiro de Kart nos dois municípios.

Nos filtros da pesquisa, 38% do público participante do evento foi proveniente da capital São Paulo, 51,2% residem no estado de São Paulo, seguido de Santa Catarina (9,8%), Minas Gerais (9,8%), Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Ceará e Tocantins (4,9% de cada estado), 73,2% dos entrevistados chegaram ao local de carro, 22% de avião e 4,9% de ônibus fretado.

Dos entrevistados, 61% são do gênero masculino e 39% feminino, com nível de instrução superior completo (46,3%), nível médio (19,5%) pós-graduação (14,6%), nível fundamental (12,2%) e superior incompleto (7,3%).

Quanto à ocupação, 29,3% são empresários, 24,4% autônomos, 17,1% aposentados/pensionistas e 14,6% estudantes, e 95% dos entrevistados usam whatsapp como rede social, seguido de instagram 87,8% e facebook 58,5%.

Já as atividades realizadas pelo público nas cidades de Birigui e Araçatuba além do Brasileiro de kart ficaram dividas em: gastronomia (62,5%), compras (50%), passeios noturnos/bares (40%) e passeios turísticos (32,5%).

Sobre as referências da Estadia em Birigui e Araçatuba, as pesquisa levantou que 80,5% das pessoas sem hospedaram em hotel/ flat, sendo que 68,3% das pessoas obtiveram informações das cidades de Birigui, Araçatuba e região pela internet.

Dos estabelecimentos comerciais e de serviços entrevistados, confirmaram um aumento médio 57,5% no movimento de consumidores e aumento de faturamento de 37,5%. Esses dados e informações foram realizados em cooperação, tendo a participação da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo que coordenou a pesquisa disponibilizando metodologia específica e suporte técnico integral, e com o apoio da Secretaria de Governo da Prefeitura Municipal de Birigui, a Associação Comercial e Industrial de Birigui e o Speed Park.

Fonte: Folha da Região



<< Voltar

Avenida Governador Pedro de Toledo, 262 - Centro
Birigui/SP
CEP: 16200-045
Telefone: (18) 3649-4222
Whatsapp: (18) 99147-6469
Logotipo Facebook Logotipo Instagram Logotipo Whatsapp
Logotipo da Sophus Tecnologia