14/04/2015 00:00:00
Neste ano, é esperado 1,5 mil lançamentos, a maior parte destinada às vendas do Dia das Crianças e Natal. Aliás, o setor de brinquedos registrou um grande crescimento. Em 2014, os lucros aumentaram 11%.
Os fabricantes apostam na tecnologia, sem deixar de lado a tradição. O público alvo vai desde aos recém-nascidos até colecionadores já na fase adulta. As alternativas são voltadas para o entretenimento, além do estímulo da criatividade, do desenvolvimento afetivo, intelectual e da interatividade.
Apesar do cenário favorável, continua concorrendo contra os produtos chineses. Entretanto, no ano passado, o governo aumentou a tributação para importação de 14 tipos de brinquedos, com o objetivo de frear a entrada dos chineses.
De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), a elevação de 20% para 35% do tributo ao importado deve contribuir para um crescimento de 15% do mercado. A meta do setor para este ano é ganhar mais de 7% de participação sobre os produtos originados na China.