08/12/2014 00:00:00
Apesar da movimentação crescente, típica de fim de ano, este será um Natal mais modesto para as famílias brasileiras. O varejo estima um crescimento de 2,3% nas vendas, em relação ao mesmo período do ano passado. É um índice muito inferior ao registrado nos anos anteriores, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
2014: + 2,3% (expectativa)
2013: + 5,1%
2012: + 8,1%
O comércio vai movimentar R$ 31,5 bilhões neste Natal. O segmento de vestuário e o de hiper e supermercados respondem, juntos, por mais de 60% do faturamento do setor.
De acordo com projeções da CNC, gastos com roupas e calçados ficarão na ordem dos 33% e com alimentos e produtos de mercados, quase 30%. O terceiro segmento com maior volume de compras será o de eletro-eletrônicos, brinquedos e materiais esportivos, que representa 15% das compras de Natal. A maior alta nas vendas é esperada pelos donos de farmácias e perfumarias: um incremento de 9,3% em relação ao Natal de 2013. (Fonte: CNC)