28/03/2018 00:00:00
Por Fábio Ferreira, consultor.
Todas as vezes que tratamos deste tema, acreditamos estar tocando num ponto delicado, pois falar sobre motivação empresarial tem que ser a partir de cada pessoa e, por isso, o empresário pode incentivar e reconhecer os valores de seus colaboradores, obter melhor desempenho e consequentemente aumentar a produtividade. Porém, o cerne desta questão é descobrir o que motiva os colaboradores para desempenharem suas funções.
Após esta descoberta, precisamos despertar uma postura de “dono” nestes funcionários, pois tendo esta postura entenderão que se o negócio for bom, eles também ganharão, ou seja, é uma via de mão dupla.
A motivação pessoal é a força para os vencedores, independentemente de fatores externos, é o segredo das pessoas que querem atingir novos resultados.
Essa motivação, no entanto, não pode ser ensinada ou incentivada por algo externo. Não é possível motivar funcionários nesse nível. Há pessoas que jamais desenvolverão esse tipo de motivação intrínseca, pois, elas não têm vontade para tanto. Pessoas auto motivadas, independentemente de incentivos, e pessoas desmotivadas com a própria vida pessoal dificilmente saem dessa condição através de incentivos artificiais oferecidos pela empresa. (Fonte:https://www.sonhosestrategicos.com.br/motivacao-empresarial/motivacao-nas-empresas)
Desta forma, precisamos criar ferramentas para incentivar as ações desses funcionários. Podemos citar várias formas como o reconhecimento profissional (feedback - retorno), devendo sempre que possível elogiar os desempenhos, resultados, premiações, bônus, oportunidades de crescimento profissional, treinamentos que proporcionem desenvolvimento contínuo, etc.
Obviamente que conforme destacamos anteriormente, a motivação está diretamente ligada a cada um, pois precisamos nos auto motivar para obter um melhor desempenho pessoal, e desta forma, segundo as leis de Maslow, obter a satisfação pessoal e profissional. Porém, o empregador deve estar motivado e proporcionar ao seu colaborador que o mesmo se sinta bem no trabalho, valorizado e respeitado.
Tendo o funcionário a percepção de que possui por parte do empregador, respeito e reconhecimento, com certeza, os seus resultados no trabalho serão muito mais expressivos para a empresa, pois todo colaborador que se sente feliz no local onde trabalha, tem por objetivo melhorar seu desempenho.
Finalizando gostaria de deixar um questionamento: “O que tenho feito para criar motivos para as ações de meus colaboradores?”.