Formulário de Consulta

CÓDIGO SENHA

ELEITO PRESIDENTE DA ACIB, FALA SOBRE OS PROJETOS PARA 2021

08/02/2021

                                                                  

 

Eleito no último dia 02 de fevereiro, a Folha da Região ouviu o presidente eleito da Associação Comercial e Industrial de Birigui, Sérgio Luiz Marquette, mecânico, de 42 anos sobre seus projetos para os próximos três anos a frente da instituição.

A Acib é uma das maiores entidades classistas do noroeste paulista. Quais os planos do senhor para a entidade?

ACIB é uma entidade que em 2021 completará 84 anos e atualmente conta com um quadro associativo de 1000 empresas, sendo elas do comércio, indústria e prestação de serviços, tendo uma grande representatividade. Fazer parte da Diretoria da ACIB a mais de 10 anos me deu condições de conhecer melhor o perfil dos empresários de Birigui e entender suas necessidades. Acredito que só assim é possível fazer uma gestão comprometida com resultados e projetos que fortaleçam todos os nossos associados. Somos uma diretoria composta por 34 empresários experientes, de diversos seguimentos e será com a ajuda dessa Diretoria que teremos condições de realizar projetos voltados a auxiliar o empresário nesse ano de retomada, sejam eles na aquisição de créditos, capacitação de equipes, campanhas comerciais entre outros.

A pandemia ainda está presente e afetando o comércio e a indústria. Como o senhor avalia Birigui neste contexto?

Birigui, como em todos os lugares do mundo, sofreu muito durante a Pandemia. Ainda estamos sofrendo, pois a pandemia não acabou. As empresas estão tentando se reestruturar pós 2020 com bastante dificuldade. No ano passado, a ACIB, através de importantes parcerias teve a oportunidade de cooperar com os pequenos e médios empresários de Birigui na busca dos créditos emergenciais, na qualificação de profissionais que perderam seus empregos e outras ações. Sabemos que essas dificuldades permanecem em 2021 e nossos planos são intensificar as ações que deram certo ano passado e fazer ainda mais pelos nossos associados nesse momento.

O que a Acib, em sua gestão, pretende fazer para ajudar os investidores neste cenário de pandemia?

Em 2019 a ACIB iniciou o Programa de Fomento de Franquias e que daríamos sequência em 2020. Com a pandemia, tivemos que pausar esse e outros projetos que trariam novas oportunidades de negócios para Birigui, que fortaleceriam nosso comércio e gerariam novos empregos. Pretendemos retomar esse Projeto, obviamente adaptado a nossa realidade econômica, porém entendemos que não podemos parar, nós os empresários que já somos de Birigui como também os novos investidores que virão. O papel da ACIB é criar condições favoráveis para que isso não pare, buscando ajuda nos órgãos públicos e privados, para de alguma forma facilitar a permanência e vinda de novas empresas para Birigui.

O momento atual da economia é propicio para novos investimentos?

Todo momento é momento  para investir. A questão é o estudoe planejamento. Saber no quê investir, se é perfil da cidade receber aquele tipo de negócio ou empreendimento, entre outros fatores definem o sucesso ou fracasso. Um bom planejamento estratégico é fundamental para manter um negócio em pé. A ACIB, através de consultor próprio e parceiros, sempre deu condições para que os associados tivessem a oportunidade de planejar, seja a empresa já em funcionamento ou de novos negócios. Também atuamos durante toda a pandemia na busca de créditos, o que nos deu experiência para atuar ainda mais nesse processo em 2021.

Qual o conselho o senhor daria para os associados da Acib para este momento?

Birigui é uma cidade empreendedora, de um povo batalhador e trabalhador, que não desiste. O ano de 2021 não começou da forma que gostaríamos, mas estamos progredindo e acreditamos que daqui em diante a tendência é a cidade "voltar aos trilhos". Não podemos desistir dos nossos negócios. Dependemos deles e várias famílias sustentam suas casas trabalhando no comércio, na indústria e na prestação de serviços. Não posso deixar de mencionar que todos nós saímos prejudicados de 2020, tanto comerciantes como os comerciários, que foram guerreiros junto com a gente, se adequaram a nova realidade do comércio e estão de mãos dados com o empresário para fazer de 2021 um ano melhor.

O que o senhor, pessoalmente, acredita que poderá contribuircom a Acib e Birigui?

Temos um lema na ACIB: Nunca dizemos "Eu", sempre dizemos "Nós". Ninguém faz nada sozinho. Eu componho a Diretoria da ACIB a mais de 10 anos e sempre realizamos os projetos todos juntos. Pretendo manter essa união da Diretoria Executiva e intensificar ainda mais através dos Conselheiros que foram eleitos no dia 02 de Fevereiro. Também temos uma equipe de funcionários muito capacitada e experiente, que são os nossos olhos e ouvidos e estão em contato direto com os associados. Trazer o associado para dentro da ACIB para entender ainda mais as suas necessidades será primordial. Já sabemos de várias e estamos atuando nelas desde o ano passado, porém, precisamos ouví-los cada vez mais. Só assim, com uma gestão de várias mãos faremos um bom trabalho.

Fonte: Folha da Região



<< Voltar

Avenida Governador Pedro de Toledo, 262 - Centro
Birigui/SP
CEP: 16200-045
Telefone: (18) 3649-4222
Whatsapp: (18) 99147-6469
Logotipo Facebook Logotipo Instagram Logotipo Whatsapp
Logotipo da Sophus Tecnologia