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CÓDIGO SENHA

Dicas para garantir a produtividade da sua equipe de vendas

08/06/2015 00:00:00

O lucro de uma empresa é diretamente relacionado aos custos de execução e ao montante de vendas, ou seja, quanto a sua empresa gasta para operar e quanto ela vende. Para garantir e ampliar lucros, diversas questões devem ser levadas em consideração como a otimização de processos, medidas para redução de tempo de execução de tarefas e de mão de obra, além de produtos e serviços de qualidade, bem como a elaboração de estratégias de marketing.

Com o acompanhamento financeiro e produtivo é possível identificar fontes de desperdícios, investimentos desnecessários e processos que necessitam de otimização. Tudo isso contribui para deixar a “casa em ordem”, poupando recursos ou reduzindo os custos de operação. Já para ampliar a receita, é necessário buscar formas de automatizar ao máximo o processo de vendas, bem como utilizar de alguns métodos para garantir a produtividade da equipe.

Uma equipe de vendas capacitada sabe lidar melhor com o questionamento dos potencias consumidores e dos que já fazem parte da sua clientela. Além disso, prover o acesso ao conhecimento para os funcionários é reconhecido como uma prática de incentivo.

Desenvolva treinamentos internos que abordem os argumentos de vendas, o relacionamento com o cliente, táticas de persuasão e até mesmo questões técnicas do produto ou serviço ofertado. Em algumas situações, vale também buscar cursos no mercado, propiciando ao vendedor um conhecimento maior e uma visão mais ampla de táticas de vendas, que contribuirão com a inovação, o aumento da produtividade da equipe e até mesmo das vendas.

Você apenas conseguirá acompanhar a produtividade de sua equipe e, consequentemente, encontrar soluções para ampliá-la diante a um acompanhamento contínuo dos processos e resultados. Para isso, a definição de metas torna-se fundamental.

Com os objetivos estipulados, defina as metas para que seu time de vendas consiga alcançá-lo, bem como as estratégias para chegar ao resultado estimado. Esteja atento na definição para não priorizar ou burocratizar em excesso a rotina, além de certificar-se de que as metas definidas são palpáveis à realidade dos seus investimentos, recursos humanos, tecnológicos e até mesmo de mercado. 

Motivação é a palavra-chave para gerar produtividade. Uma das formas mais comuns e eficientes para trabalhá-la em sua equipe de vendas é estabelecer uma política de incentivos e comissões.

Os incentivos não precisam vir necessariamente em dinheiro e devem ser providos através da meritocracia. Defina avaliações periódicas alinhadas às metas definidas. A cada conquista obtida, conforme a política estabelecida, contemple os vendedores de sua equipe com algum benefício. Eles podem ser diversos, como convites para eventos, passeios, viagens, eletrônicos, enfim, o que considerar mais próximo à realidade financeira de sua empresa.

Já as comissões devem vir, além da remuneração sobre as vendas realizadas, conforme a performance individual e conjunta. Um exemplo é definir o percentual a ser recebido pelas vendas realizadas e, caso as metas sejam superadas, premiá-los com uma bonificação extra ou o aumento da porcentagem sobre elas. 

Outros diversos benefícios são providos através de soluções integradas. O melhor é que todas estas vantagens garantem o aumento da produtividade de sua equipe. Nesse caso, o melhor a fazer é identificar os pontos que precisam ser trabalhados para facilitar a rotina de seus vendedores.



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