Formulário de Consulta

CÓDIGO SENHA

BIRIGUI APOSTA EM DIVERSIFICAÇÃO DAS EXPORTAÇÕES PARA GERAR MAIS EMPREGOS

14/02/2022 15:00:00

Birigui tem acumulado, nos últimos meses, resultados positivos na área da economia. E as exportações têm sido um dos pilares desta retomada depois da fase mais difícil da pandemia, com empresas e lojas com portas fechadas.

Em entrevista para a Folha da Região, o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Birigui, Nivaldo Albani explica as estratégias que estão sendo adotadas e destaca que empregos estão sendo gerados.

“O município de Birigui apresentou desempenho favorável no mercado de trabalho em 2021, conquistando saldo de 812 postos de trabalho, com destaque para os setores da indústria e comércio. Com o resultado, Birigui registrou o melhor desempenho na geração de empregos desde 2013”, disse ele.

Folha da Região: Birigui iniciou o ano com um incremento de 249,5% nas exportações no início deste ano em relação a 2021. A que o senhor credita este número positivo?

Temos acompanhado os ótimos resultados da inserção internacional das empresas biriguienses. O incremento das exportações é motivo de comemoração, pois os resultados repercutem positivamente na economia local. Esse bom desempenho se deve a percepção dos empresários da cidade sobre a importância e vantagens geradas pelo comércio exterior para as empresas.

Se deve também ao processo de amadurecimento e aprendizado que nossas organizações foram conquistando ao longo do tempo, através de muito empenho e esforço dos empresários da cidade. Um dado interessante, que evidência essa visão do empresariado local, é o destaque de Birigui, entre os municípios paulistas, pelo número de países alcançados pelas exportações.

Em 2021, foram 73 países. São poucos municípios do interior paulista que conseguem essa proeza, de chegar a um número grande de mercados externos. Ano após ano, esse número vem crescendo. Em janeiro, exportamos quase US$ 1 milhão de dólares para o Japão, terceira maior economia do mundo, mercado com grande potencial conquistado por nossas empresas.

FR: Qual o perfil do exportador de Birigui? Além do setor calçadista, existem outros produtos para exportação na cidade?

Hoje a cidade tem avançado na diversificação de sua pauta exportadora. Além dos calçados, que são produtos importantes da nossa economia, temos também a exportação de produtos de outros setores produtivos biriguienses.

Exportamos transformadores elétricos e máquinas e aparelhos para agricultura, que são produtos de alto valor agregado e conteúdo tecnológico; commodities (soja, milho e café); aquecedores solares; malas e maletas; móveis; reciclados de materiais preciosos. Nota-se que é um leque variado de produtos que refletem a riqueza da estrutura industrial da cidade.

FR: Como a administração pública pode colaborar com os empresários para fomentar a exportação? Existe hoje um projeto em andamento?

É uma diretriz da nossa gestão, determinada pelo nosso Prefeito Leandro Maffeis, a estruturação de ações e projetos para desenvolver um ambiente acolhedor e propício ao desenvolvimento das empresas, a atração de novos investimentos e ao fomento do empreendedorismo e de novos negócios.

Nesse contexto, as empresas exportadoras também são beneficiadas pelo conjunto de ações da SDE (Secretaria de Desenvolvimento Econômico). Todavia, focado no segmento exportador, temos contribuído, através do nosso Observatório de Inteligência Econômica, no mapeamento mensal dos dados da inserção internacional da cidade e na disseminação das informações para os empreendedores. Nossa percepção é que a informação pode ser trabalhada estrategicamente pelas equipes comerciais para criar novas oportunidades.

Temos também, dentro do PDL (Programa de Desenvolvimento Local) de Birigui, trabalhado e apoiado as entidades representativas dos setores industriais, nas ações e projetos, objetivando o incremento das vendas externas. Nesse contexto, o Sinbi (Sindicato das Indústrias de Calçados e Vestuário de Birigui), tem um projeto muito interessante de um Consórcio de Exportação, que tem total apoio da SDE e do PDL.

Outra conquista importante, foi o curso de Técnico de Comércio Exterior, que foi instalado na ETEC Dr. Renato Cordeiro de Birigui, para formação de profissionais para o setor.

FR: O aumento das exportações significa, necessariamente, geração de empregos?

Sim, o incremento das exportações, ao potencializar o aumento da produção, aciona um ciclo de crescimento econômico que se materializa na geração de emprego e renda. Nesse sentido, só em 2021, foram mais de R$ 160 milhões de reais em exportações.

FR: Como o empresário, que está lendo esta entrevista agora e ainda não trabalha com exportação, mas tem vocação ou vontade, pode proceder?

Pedimos para que procure a equipe da Secretaria de Desenvolvimento. Lá, iremos orientá-lo e conectá-lo a nossos parceiros para que o empresário conheça os benefícios e vantagens da inserção internacional e também os desafios que o processo traz para a organização, mudança de cultura, de gestão, entre outros.

Estamos organizando uma palestra com o Invest SP para as empresas interessadas nos programas e ações de fomento ao comércio exterior do governo paulista. Dessa forma, estamos de portas abertas para todos os empreendedores e empresários interessados. Nossa Secretaria está localização na rua Santos Dumont, 360 – Centro e o telefone de contato e WhatsApp é o seguinte: (18) 3641-6270.

1) Qual foi o resultado do mercado de trabalho de Birigui em 2021 e as expectativas para 2022?

O município de Birigui apresentou desempenho favorável no mercado de trabalho em 2021, conquistando saldo de 812 postos de trabalho, com destaque para os setores da indústria e comércio. Com o resultado, Birigui registrou o melhor desempenho na geração de empregos desde 2013. É uma conquista importante para a cidade e para a administração do nosso Prefeito Leandro Maffeis, que tem se engajado em projetar o nome de Birigui para todo o Brasil, para atrair empresas e novos investimentos para o município. Destaca-se, ainda, que também conseguimos nos recuperar do impacto da crise pandêmica de 2020. E, para 2022, nossas expectativas são positivas, de continuidade desse ciclo de crescimento e desenvolvimento econômico de nossa cidade. A instalação de novos empreendimentos em Birigui são evidências do dinamismo local: Autozone; Cobasi; Swift, e em breve a Giga Atacado; por exemplo. Registramos também um expressivo crescimento do número de empresas instaladas entre janeiro e dezembro de 2021.

2) E quais são as ações e projetos prioritários para esse ano?

São vários projetos e ações em andamento e que estão incorporadas ao planejamento da SDE para esse ano. Nossa equipe está trabalhando fortemente e integrada com as entidades locais no avanço do nosso PDL (Programa de Desenvolvimento Local); iremos instalar a incubadora de empresas de base tecnológica, uma ação estratégica objetivando o fortalecimento do setor de base tecnológica da cidade; estamos elaborando, juntamente com as entidades locais e outras Secretarias, a Caravana Empreendedora, para estimular e contribuir com o desenvolvimento dos pequenos negócios, formais e informais e, consequentemente, gerar emprego e renda; estamos ampliando a oferta gratuita de cursos de qualificação por meio do “Qualifica Birigui”; incrementando os empréstimos do banco do povo e, está em andamento, o projeto Robótica, que tem por finalidade capacitar mão de obra especializada na área de robótica industrial, bem como, estabelecer um ecossistema que conecte os agentes locais para o desenvolvimento desse setor da indústria 4.0. Essas são algumas das ações do portfólio da pasta de desenvolvimento para 2022.

 Fonte: Folha da Região



<< Voltar

Avenida Governador Pedro de Toledo, 262 - Centro
Birigui/SP
CEP: 16200-045
Telefone: (18) 3649-4222
Whatsapp: (18) 99147-6469
Logotipo Facebook Logotipo Instagram Logotipo Whatsapp
Logotipo da Sophus Tecnologia