Formulário de Consulta

CÓDIGO SENHA

Posse do cartão de débito chega a cerca de 40% da classe C

30/03/2015

O consumidor brasileiro da classe C já paga metade de seus gastos diários por meios do cartão de débito, de acordo com a pesquisa nacional da Boa Vista SCPC em parceria com o programa Finanças Práticas, da Visa do Brasil. A finalidade era mapear os hábitos de consumo e o controle das finanças dessa faixa de consumidores.

O levantamento foi feito com cerca de mil consumidores da classe C em cinco regiões brasileiras. Com os dados, foi notado que o volume de gastos pagos por meio do cartão é de 42%. A maior utilização dos cartões reflete 96% de bancarização dessa categoria.

A análise revela ainda que o cartão de pagamento, seja crédito, débito ou loja, é um meio prático, ágil e seguro. Na opinião dos consumidores entrevistados, os pontos fortes do cartão de débito são a segurança, a agilidade no pagamento, a praticidade e a grande aceitação.

No caso do cartão de crédito, ferramenta é utilizada para planejar pagamentos e efetuar financiamento, como por exemplo, a compra de carro. Os usuários indicam como questões fortes a segurança, o parcelamento da compra sem juros e a praticidade, mas criticam os juros, a anuidade e a falta de controle nos gastos.

Dos pesquisados, 29% utilizam o dinheiro, 28% cartão de crédito e 1% cheque. A prioridade pelo cartão de débito é maior nas regiões Sudeste que representa 46% e no Centro-Oeste com 45%. No Norte, 51% dessa clase utilizam mais o dinheiro para pagar as contas e no Nordeste prevalece o cartão de crédito, com 39%. No Sul, a preferência por meios de pagamento estão divididas entre 34% que usam dinheiro, 33% cartão de débito e 31% cartão de crédito. 



<< Voltar

Avenida Governador Pedro de Toledo, 262 - Centro
Birigui/SP
CEP: 16200-045
Telefone: (18) 3649-4222
FACEBOOK ACIB
DESENVOLVIDO POR SOPHUS TECNOLOGIA