Formulário de Consulta

CÓDIGO SENHA

Planejamento de vendas melhora a rentabilidade das empresas

09/07/2019

Sem plano de crescimento, estabelecimentos podem enfrentar dificuldades com estoques, falta de mão de obra e pendências tributárias.

Manter o faturamento aquecido mensalmente é um desafio para qualquer empresa. Embora não se possa ignorar as condições econômicas do País e o desempenho do setor de atuação, o empreendedor também tem sua parcela de contribuição para que as vendas tragam resultados satisfatórios. Por isso, é importante não desprezar um recurso que pode melhorar a rentabilidade e evitar problemas financeiros em períodos menos favoráveis: o planejamento de vendas.

Teoricamente, pensa-se que quanto mais a empresa vender, melhor. Contudo, o empresário precisa estar ciente de que o aumento das vendas também impõe custos, como os de manutenção dos estoques, salários e impostos. Portanto, planejar as vendas contribui para que a empresa evite cair em “armadilhas”, como falta de produto a pronta-entrega, mão de obra insuficiente para as operações do dia a dia e tributação indesejada em função do faturamento elevado.

“O crescimento normal de uma empresa é aquele que está dentro de um nível de atividade que a estrutura física do estabelecimento comporta. Já se vender demais, os resultados podem exigir investimentos em infraestrutura e em estoques, comprometendo o capital de giro, além do impacto tributário sobre o lucro”, explica a CEO da consultoria Ueno Profit, Mami Ueno.

De acordo com ela, ao elaborar um planejamento de vendas, deve-se levar em conta que não se trata apenas de definir metas de crescimento. Mami explica que é importante que o plano contemple um perfil do público que a empresa pretenda atingir bem como forma que se realizarão as vendas. Além disso, o planejamento não deve ficar restrito à área comercial.

“É importante alinhar todos os setores da empresa em relação ao planejamento de vendas, porque isso traz impactos sobre os funcionários, os fornecedores, a área financeira, a questão tributária”, explica. “Com o tempo, o plano alinhado com várias áreas melhora a rentabilidade e a assertividade das decisões do empresário, diminuindo o estresse da gestão do negócio”, completa.

A assessoria técnica da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) ressalta que, ao planejar as vendas, a empresa consegue repor os estoques de maneira mais adequada e avaliar melhor o momento de contratar novos funcionários.

Na elaboração do plano, é importante que a projeção de crescimento leve em consideração a realidade do mercado. Nesse sentido, o empreendedor pode consultar a plataforma Projeta. Disponibilizada pela Entidade, a ferramenta permite traçar projeções de vendas com base no histórico do estabelecimento, do setor e da região em que atua.

O planejamento de vendas é uma estratégia eficaz para aumentar a participação no mercado utilizando os recursos à disposição da empresa. O empreendedor interessado em aprender mais sobre o assunto pode conferir um conteúdo multimídia especial desenvolvido pela FecomercioSP clicando aqui.

 

Fonte: FecomercioSP



<< Voltar

Avenida Governador Pedro de Toledo, 262 - Centro
Birigui/SP
CEP: 16200-045
Telefone: (18) 3649-4222
FACEBOOK ACIB
DESENVOLVIDO POR SOPHUS TECNOLOGIA