06/04/2018 00:00:00
Dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) apontam que as consultas para vendas parceladas na semana anterior à Páscoa cresceram 3,24% na comparação com o mesmo período do ano passado. Trata-se do crescimento mais expressivo desde 2014, quando a alta foi de 2,55%. Nos anos seguintes, as vendas amargaram queda de -4,93%, em 2015, e de -16,81% em 2016. No ano passado, a alta havia sido de apenas 0,93%. Na avaliação os dados positivos confirmam a tendência de recuperação da economia e é consequência da melhora da conjuntura, mas ainda não colocam o País no patamar pré-crise.
A alta das vendas na Páscoa é algo positivo, especialmente quando se considera que é a primeira data comemorativa do ano, que encaminha uma perspectiva melhor para as demais datas. Já o levantamento realizado pela Boa Vista SCPC indica alta de 3,2% nas vendas de Páscoa neste ano no País ante igual período de 2017. Este é o segundo ano consecutivo de avanço, dado que as vendas do período cresceram 2,2% em 2017, após a forte retração de 5,8% em 2016. Segundo análise da Boa Vista SCPC, a Páscoa é a primeira data comemorativa do ano e já refletiu a recuperação em andamento no comércio varejista brasileiro desde o ano anterior. "Com a perspectiva de melhoria do cenário econômico, com redução na inflação e nos juros, e recuperação do mercado de trabalho, o comércio deve continuar em tendência de alta", observa a instituição em nota.
Fonte: Jornal do Comércio