Formulário de Consulta

CÓDIGO SENHA

Varejo nacional tem crescimento de 2% em 2017

20/03/2018

Depois de pelo menos três anos difíceis para o varejo brasileiro, o ano passado teve uma significativa alta e um crescimento positivo. Segundo números divulgados em fevereiro pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), apontam que o varejo nacional teve alta de 2% na temporada passada.

Apesar das dificuldades no ano passado com os escândalos políticos que afetaram diretamente a economia, ainda assim houve o crescimento no setor.

Para o presidente da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), Alencar Burti, o comércio varejista sempre se supera nas dificuldades. “A alta de 2% em 2017, no varejo restrito, surpreendeu de forma positiva, superando ligeiramente minha expectativa, que era de aumento de 1,5%”, disse o dirigente paulista. “É um resultado para ser comemorado”, reforça. “Contudo, não podemos nos esquecer de que esse desempenho não supera as perdas dos últimos dois anos, quando o varejo caiu mais de 10%”, analisa o presidente da federação entre as associações comerciais paulistas.

 

Black friday

Em relação às vendas de dezembro, que cresceram 3,3% sobre o mesmo mês do ano anterior, o superintendente institucional da Associação Comercial de São Paulo, Marcel Solimeo destaca que é consequência da introdução da Black Friday no calendário varejista. “A Black Friday mudou definitivamente a sazonalidade do comércio no fim de ano”, defende o dirigente paulistano.

O superintendente acrescenta que a Black Friday não é necessariamente um problema para as vendas de Natal. “Para o varejo, o que interessa é vender”, finaliza.

 

Fonte: Facesp



<< Voltar

Avenida Governador Pedro de Toledo, 262 - Centro
Birigui/SP
CEP: 16200-045
Telefone: (18) 3649-4222
FACEBOOK ACIB
DESENVOLVIDO POR SOPHUS TECNOLOGIA