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CÓDIGO SENHA

O que fazer no sumiço de documentos e cheques?

20/03/2018

A Boa Vista SCPC tem algumas dicas para quem quer aproveitar a Páscoa, Tiradentes e outros feriados prolongados sem dor de cabeça. A primeira é deixar em casa os documentos originais, carregando apenas uma cópia autenticada do RG ou da Carteira de Habilitação. Evitar também levar talões de cheque ou cartões de crédito e débito se não pretende utilizá-los.

Caso a opção seja levar uma carteira com documentos, cheques, cartões e dinheiro, encontrar uma forma de deixá-la bem segura junto ao corpo.

Para aqueles que não tomarem essas providências e se tornarem vítimas de furto ou roubo de carteira, documentos, cartões e cheques, a primeira providência é registrar Boletim de Ocorrência na delegacia. Em algumas cidades, é possível fazer o registro pela internet.

Para documentos e cheques, é importantíssimo fazer a inclusão do furto, roubo, ou perda no “SOS Cheques e Documentos”, um serviço da Boa Vista SCPC que informa ao mercado que há algo de errado naquela documentação.

Assim, quem ficou sem sua carteira terá reduzido o risco de fraudes. “Isso porque os estabelecimentos comerciais são informados do desaparecimento dos documentos e seu verdadeiro dono evita ter seus dados usados por golpistas nas compras a prazo, uma vez que o varejo realiza consultas no banco de dados da Boa Vista SCPC para a concessão de crédito”, explica Pablo Nemirovsky, superintendente de Serviços ao Consumidor da Boa Vista SCPC. Para talões de cheques, além do registro no “SOS Cheques e Documentos”, é recomendável sustar as folhas na própria instituição financeira.

 

Serviço gratuito

O registro no banco de dados “SOS Cheques e Documentos” da Boa Vista é simples e gratuito. Basta acessar o site Consumidor Positivo (www.consumidorpositivo.com.br), fazer o cadastro e, em seguida, informar quais documentos estão desaparecidos. As informações ficam disponíveis no “SOS Cheques e Documentos” por cinco anos e o próprio cidadão pode fazer o pedido de exclusão a qualquer momento. Caso queira continuar com o aviso de extravio após os cinco anos, precisará fazer novo pedido e apresentar Boletim de Ocorrência. Quanto ao desaparecimento de cartões bancários, deve-se procurar a operadora e o banco.



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