Formulário de Consulta

CÓDIGO SENHA

Fórum Acibility traz Caco Barcellos a Birigui

03/08/2015

Aconteceu na noite de 15 de julho a palestra com Caco Barcellos sobre “Profissões empreendedoras”, no Birigui Pérola Clube.

Muito foi falado sobre os desafios da vida profissional a partir da ótica do jornalista cuja atuação profissional sempre foi marcada por intensos desafios.

Ele contou sobre suas experiências como jornalista “de rua”, que em suma exigiram do profissional coragem para enfrentar os riscos decorrentes da profissão. Riscos que foram necessários enfrentar com rígida determinação para alcançar o sucesso onde encontra-se, como profissional destaque do meio jornalístico. Riscos enfrentados que, em administração, difere um "dono de empresa" de um "empreendedor".

Agradecemos a presença de todos e esperamos que tenham gostado e aprendido muito com esse evento.

Confira depoimento de Rafael Zago, que participou da palestra.

Antes de mais nada, gostaria de agradecer à Acib Birigui e ao amigo Maurício Pazian, na qualidade de presidente da mesma, por proporcionar à comunidade empresarial e simpatizantes tal oportunidade, que foi a palestra "Profissões Empreendedoras" com Caco Barcellos, renomado jornalista.

Resolvi deixar aqui minhas considerações, afinal, além da música, que é hobby profissional e da fiscalização municipal, que é meu atual ofício, o que poucos sabem é que minha formação acadêmica é Administração de Empresas, o que me voltou atenção para o tema, tornando-o além de atrativo, agradável. Em primeiro lugar, o que o jornalista Caco Barcellos trouxe não foi uma simples palestra, mas um case profissional de sua trajetória na "Profissão Repórter".

Neste case ele contou sobre suas experiências como jornalista “de rua”, que em suma exigiram do profissional coragem para enfrentar os riscos decorrentes da profissão. Riscos que foram necessários enfrentar com rígida determinação para alcançar o sucesso onde encontra-se, como profissional destaque do meio jornalístico. Riscos enfrentados que, em administração, difere um "dono de empresa" de um "empreendedor".

Ter uma empresa é tão fácil quanto ser um jornalista. Para um, basta ter dinheiro. Para o outro, basta se formar. Agora, o que determinará o sucesso em ambas as situações é praticamente a mesma coisa: Até onde você iria para atingir o sucesso profissional? Até onde e até quais riscos assumiria? Caco Barcellos é hoje um nome referência do jornalismo porque assumiu os riscos inerentes de sua função. E você, onde quer chegar? E onde quer levar a sua empresa?

Barcellos mostrou cenas onde sentiu-se com medo do que poderia acontecer, mas em nenhum momento inseguro de suas faculdades, afinal, ele precisava levar o conteúdo de forma legítima e imparcial para a tela dos brasileiros, mesmo que pudesse lhe custar, como em muitas ocasiões apresentadas, a própria vida. Ele tinha "vergonha na cara". E os empresários de hoje? Será que também teriam a coragem de arriscar, neste cenário econômico e mercadológico que "dá medo", apenas para levar um produto de qualidade com um preço justo para seus clientes?

Barcellos, durante o case, foi questionado por um dos expectadores sobre "quando é que você vai falar de empreendedorismo?" Expectador que, imagino, mal deve saber o que significa empreender, ou esperava encontrar ali uma "receita de bolo" para o sucesso da gestão empresarial, caso contrário, teria notado que tudo ali remetia, figurativamente, à gestão empreendedora, porém dentro da profissão do repórter, até porque, desde o primeiro dia de divulgação da palestra todos sabíamos que quem estaria ali não era um "dono de empresa", mas um jornalista, e muito empreendedor dentro de sua área, diga-se de passagem. Articuladamente, presumo, Barcellos respondeu:

"Seria muita soberba de minha parte subestimar todo o corpo de uma Associação Comercial e deste público, formado em sua maioria por Empresários, eu, um humilde repórter, querer vir até aqui ensinar empreendedorismo em gestão empresarial. Estou apenas mostrando algumas ferramentas de gestão jornalistica que utilizei durante minha carreira. Ferramentas que me trouxeram ao patamar profissional em que me encontro."

Barcellos mostrou o que muitos, às vezes, desconsideram: que nem sempre é o conhecimento adquirido em universidades que irá te conduzir ao topo, mas qualidades que, em algumas das vezes, para você, são insignificantes, mas que, em muitos casos, transformam a vida de pessoas.

Traduzindo isso para gestão empresarial poderia dizer, via de regra, que atualmente as pessoas são "mercadologicamente manipuláveis" não mais simplesmente por preços baixos ou produtos de altas qualidades, mas pelo tratamento que recebem durante o processo de compra, ou resumindo, atendimento. E quanto mais este atendimento for personalizado, mais você cativa e fideliza seu cliente. E com certeza essas coisas você não aprende na escola, mas fará toda diferença na sua vida profissional. Sendo assim, Caco Barcellos demonstrou, no meu ponto de vista, o quanto sua profissão necessita tanto quanto qualquer outra de gestão empreendedora para alcançar o sucesso e levar o profissional ao topo no mercado de trabalho.

Parabéns, Caco Barcellos, e parabéns mais uma vez à Associação Comercial e Industrial de Birigui pelo evento.
Meu recado aos profissionais da gestão, empresários e demais interessados que estiveram presentes na palestra "Profissões Empreendedoras" do Fórum ACIBLITY é que, se puderem ao menos levar da noite de hoje um pouco da coragem e da determinação profissional de Caco Barcellos para dentro de suas empresas, com certeza alcançarão o sucesso tão desejado, afinal, isso é empreender.

Conquiste. Lute. Persista. Mude. Planeje. Desenvolva. Inove. Invista. Arrisque. A competitividade move o mundo. Encare seus concorrentes. Vença os desafios. Tenha "vergonha na cara".


Galeria de foto




<< Voltar

Avenida Governador Pedro de Toledo, 262 - Centro
Birigui/SP
CEP: 16200-045
Telefone: (18) 3649-4222
FACEBOOK ACIB
DESENVOLVIDO POR SOPHUS TECNOLOGIA