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CÓDIGO SENHA

Ferramentas de cobrança: impactos e possibilidades

06/06/2019

Quando se trata de recuperação de clientes inadimplentes, as grandes empresas devem estar atentas às novas tecnologias e ferramentas de cobrança que estão surgindo. Sistemas cada vez mais sofisticados e precisos, aliados a canais digitais de múltiplas funcionalidades, estão gerando resultados expressivos.

Os impactos e as possibilidades dessa nova realidade tendem a se traduzir em maior retorno financeiro e redução da inadimplência. Entretanto, muito além dos ganhos financeiros imediatos, o grande salto que essas tecnologias proporcionam está no relacionamento. Mais do que recuperar devedores, elas recuperam clientes.

Conheça a seguir algumas dessas ferramentas e descubra o quanto elas estão se tornando indispensáveis para a cobrança das empresas.

Uma revolução que está apenas começando

Gestores de grandes empresas estão o tempo todo sendo bombardeados por nomes como Big Data, Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning. Como a aplicação dessas tecnologias se espalha por quase todas as áreas de uma companhia, isso também se aplica à cobrança.

A exploração do potencial dessas ferramentas de cobrança está só começando, mas deve ser feita o quanto antes. A acelerada transformação digital demanda atualização permanente e ganha vantagem competitiva quem mais rapidamente abraça as novas tecnologias.

Impactos e possibilidades de uso prático

O modo como o setor de cobrança será impactado tem muitas variáveis. E cada uma delas vai depender de como cada tecnologia está interligada com outra. Porém, os principais efeitos práticos podem ser os seguintes:

Redução de custo

Automação é o uso prático mais relevante para as novas tecnologias de cobrança. Sua aplicação nas ferramentas de cobrança significa um melhor uso do tempo e maior produtividade da sua equipe, que pode atuar em ações mais estratégicas, com processos menos custosos.

Chatbots são um exemplo disso. Eles podem hoje servir de interface para um contato inicial que conduza a uma negociação efetiva. Combinado com um atendente real, pode aumentar sua produtividade em atendimentos simultâneos.

“O uso desse recurso cria atualmente uma semiautomação”, explica Gilberto Bara, analista Sênior de Produtos da Serasa Experian. “Ele ainda não elimina todos os processos de cobrança, mas no futuro terá alcance e funcionalidade muito maior, podendo atender a todo o processo de forma automatizada.”

Ganho de produtividade

A combinação de Big Data e Machine Learning vai permitir às empresas gastar menos tempo em tentativas de contato com os devedores.

 

Modelos estatísticos mais sofisticados e precisos vão reduzir a quantidade de ações (chamadas, contatos, envio de e-mails ou cartas) com poucas chances de sucesso, direcionando esforços apenas para aquelas que se mostrarem mais produtivas.

Melhora nos resultados de recuperação

Com dados de qualidade analisados em grande volume, fica mais fácil conhecer a fundo o perfil do devedor e aplicar a ele uma régua de cobrança sob medida.

Entre outras coisas, isso significa abordá-lo no momento ideal, pelo canal certo e com a proposta mais adequada. Tudo de forma automatizada.

Melhora no relacionamento com clientes

Um processo de recuperação pode ser desgastante e gerar conflito. Mesmo quando bem-sucedido do ponto de vista financeiro, traz o risco da perda de um cliente. Ao trazer um profundo conhecimento sobre cada devedor, a automação das ferramentas de cobrança pode reduzir os desgastes na negociação.

A ideia é que cada cliente recuperado se sinta plenamente satisfeito com o atendimento recebido e se torne ainda mais engajado com a empresa e seus produtos. Algo nem sempre fácil de se conseguir hoje após um processo de cobrança.

Ferramentas de cobrança: tendências do mercado

A combinação de canais digitais e plataformas de negociação está entre as principais tendências para o mercado de cobrança. Uso de aplicativos como Whatsapp, soluções multicanais e melhora na qualidade das bases de dados são algumas das ações que estão se consolidando no segmento.

Uma recente pesquisa do Instituto Geoc (Gestão de Excelência Operacional em Cobrança) mostrou que há grande aceitação e efetividade dos canais digitais. Entre os entrevistados que fizeram alguma negociação por esse meio, 82% acharam a experiência satisfatória. Praticidade, flexibilidade de horário, discrição e o fato de não precisar falar com um atendente foram as principais vantagens apontadas pelos entrevistados.

 

FONTE: Serasa Experian



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