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CÓDIGO SENHA

Dia das Mães e a expectativa do comércio: Dicas para ter boas vendas nessa semana

10/05/2018 00:00:00

Na reta final das compras para o Dia das Mães que, neste ano será comemorado no dia 13 de maio, a quantas anda a expectativa do comércio em relação a esta importante data comemorativa?

Acompanhar o comportamento dos consumidores e dos concorrentes em seus processos de escolhas e gestão, respectivamente, exige uma postura atenta dos gestores que vai além da multiplicação de lojas, estendendo-se a canais, produtos, serviços diferenciados e atitude sustentável.

O Dia das Mães está entre as datas comemorativas que mais movimentam o comércio, atrás apenas do Natal, e a expectativa dos lojistas para este ano é positiva. A previsão é que as vendas cresçam até 5% em relação a 2017.

Mas o perfil dos presentes mudou. Roupas e sapatos deixaram de ser a principal atração para dar lugar aos móveis e eletrodomésticos, mais cotados pelo consumidor.

O avanço nas vendas na semana da Páscoa evidenciou a melhora na intenção de consumo dos brasileiros. Com projeções de alta que giram entre 3,2% e 5,4% na comparação com o ano passado, a data foi o primeiro teste de vendas do comércio este ano, e o resultado parece ter agradado lojistas de todos os portes.

Com a perspectiva de melhoria do cenário econômico, com redução na inflação e nos juros, e recuperação do mercado de trabalho, o comércio deve continuar em tendência de alta.

Atrair os “filhos”, cada vez mais informados e imersos nos meios digitais requer planejamento e segmentações precisas, ainda mais em um ambiente macroeconômico desafiador.

Por ser uma data tão importante para o comércio, principalmente diante de uma economia tão instável pela qual o País está passando, a inovação tem de estar presente.

Ponto de Venda

Mesmo que o dono da loja não tenha condições de fazer uma ação promocional diferenciada, é importante se atentar a alguns detalhes que podem fazer a diferença para atrair o consumidor.

Confira dicas simples de serem realizadas:

Exposição: Na hora de decorar a loja chame a atenção para o interior, fazendo com que o consumidor entre e conheça seu negócio. A disposição dos produtos deve ser favorável para que o cliente tenha uma boa experiência de compra. Uma vitrina atrativa deve ter todo apelo emocional do Dia das Mães, como corações, e tudo que expresse o amor.

Coloque à disposição produtos atrativos para as crianças e os pais. Assim, ao levarem um presente para a mãe, podem levar também outro para si, aumentando o volume de vendas nesta data.

 

Ambientação: Principal função do promotor é fazer tudo que remeta à mãe. Assim, crie um ambiente favorável às vendas. O cliente tem que se sentir à vontade para efetuar suas compras. É fundamental apresentar, além dos produtos tradicionais, novos produtos ou kits desenvolvidos especificamente para as mães. Para ajudar o cliente a decidir o que comprar, crie pacotes de produtos/serviços de acordo com o perfil da mãe (tradicional, moderna, vaidosa, companheira, intelectual, antenada etc.).

Degustação: Considerando que em torno de 80% das compras são definidas dentro do ponto de venda, todo esforço para atrair e convencer o consumidor a comprar determinado produto é válido e tem grandes chances de dar certo.

A grande vantagem da degustação é que essa simples iniciativa permite uma experiência altamente impactante e envolvente. Isso porque ela é um exemplo clássico de marketing sensorial, que trabalha com todos os sentidos do cliente.



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