17/07/2014 00:00:00
O Marketing Sensorial engloba estratégias de conquista e fidelização a patir do uso dos cinco sentidos. Esse conceito foi explicado e exemplificado na palestra “Marketing Sensorial”, realizada na Acib no dia 16 de julho. O evento foi oferecido pelo Sebrae, parceiro da associação.
Segundo o palestrante José Carmo Vieira de Oliveira, consultor de marketing do Sebrae SP, utilizar cores, aromas, sons e sabores de forma eficaz é uma maneira de produzir um maior efeito no consumidor.
Além de uma vitrine clara e bem cuidada, que causa uma boa primeira impressão, é interessante investir em música ambiente, perfumes agradáveis e permitir a interação do cliente com o produto. Através do tato, o cliente conhece as características físicas do produto, o que influencia diretamente na decisão de compra.
De acordo com Carmo, o paladar também deve ser lembrado, inclusive em lojas que não estão diretamente relacionadas ao ramo alimentício. A proposta é oferecer balas, chocolates, café, entre outros alimentos, a fim de tornar a experiência de compra mais agradável. No varejo, o palestrante lembrou que também é essencial a interação entre o vendedor e o consumidor.
Sobre o Palestrante
Além de consultor de marketing do Sebrae SP, José Carmo é jornalista e administrador de empresa. Ele é pós-graduado em Propaganda e Marketing e mestre em Marketing Direto e Franchising. Atuou como gerente de Marketing de diversas empresas.