17/01/2015 00:00:00
O brasileiro é cauteloso na hora de adquirir bens de maior valor, como eletrodomésticos, eletrônicos, móveis e veículos. Nove em cada dez pessoas (91%) comparam preços antes de realizar a compra e 64% esperam o período de promoções para comprar. A pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira - Perfil do Consumidor Brasileiro, feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com 15.414 pessoas em 727 municípios com o objetivo de conhecer melhor o consumidor brasileiro, mostra que o preço baixo é o fator mais relevante para definir a compra de um produto (56%). Em segundo lugar, aparece a qualidade e durabilidade do produto (49%). Além disso, 78% ainda barganham o valor antes de fechar o negócio.
A pesquisa mostra que as mulheres são ainda mais cuidadosas que os homens. Elas esperam mais os saldões do que eles - 67% delas contra 60% deles. E para a maior parte dos bens, a proporção de consumidores que pesquisam preços é maior entre as mulheres do que entre os homens. Considerando uma lista de oito segmentos de produtos, apenas no caso dos veículos eles comparam mais que elas.