29/06/2017 00:00:00
Pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) divulgado ontem (28) pela Agência Brasil aponta que 59% dos consumidores desconhecem as taxas de juros cobradas em caso de atraso no pagamento da fatura.
Conforme a publicação, a pesquisa mostra ainda que 43% dos usuários de cartão concordam com as novas regras do Banco Central, válidas desde abril deste ano, que impedem o consumidor de permanecer no crédito rotativo por mais de 30 dias, quando é pago o valor mínimo da fatura. Neste caso, a regras visam impedir a cobrança abusiva de juros.
O estudo ouviu 601 consumidores nas 27 capitais do País. Do total de entrevistados, 38% afirmaram já ter ficado, em algum momento, com o “nome sujo” por não pagar a fatura e 11% disseram estar com parcela em atraso. A pesquisa apontou ainda que para 90% dos consumidores o uso de cartão impõe riscos à vida financeira das pessoas por causa dos juros altos (40%), risco de clonagem (31%) e o incentivo às compras impulsivas (27%). A margem de erro da pesquisa é de 4 pontos percentuais e a margem de confiança é de 95%.
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